quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bye Bye Pterópodes



O Aquecimento Global se tornou o principal tema de debate entre cientistas, biólogos, e políticos no mundo nos últimos anos.
O debate sobre os efeitos do gás carbônico na camada de ozônio é presente no dia-a-dia da sociedade, mas se fala pouco sobre o efeito desse gás nos oceanos.
A Acidificação dos Mares é responsável por dissolver a concha de mariscos e outros animais marinhos, como os corais – que levam milhões de anos para se recuperar – que podem estar extintos em 50 anos segundo alguns oceanógrafos.
Os Pterópodes – pequenos moluscos de menos de um centímetro protegidos por uma fina concha - são a base alimentar da cadeia marinha e os seres marinhos que mais sofrem com a Acidificação dos Mares; e isso poderá acarretar uma extinção em massa, caso o processo não seja amenizado a tempo.
Esse efeito pode ser uma catástrofe ecológica, responsável pela extinção de várias espécies, e também uma catástrofe econômica, pois o comércio mundial de pesca movimenta em torno de 60 a 100 bilhões de dólares.
O GNT.Doc apresentou o documentário “Uma mudança no mar” esse mês, nele foi exposto o que está acontecendo em relação à Acidificação e os seus efeitos, mais informações sobre esse tema podem ser encontradas no site do GNT.
Ser sustentável é pouco, é necessário mobilização e conscientização sobre os riscos que o planeta Terra corre; riscos os quais serão sofridos pelos humanos também. É preciso mudança já, mudança real e constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

suspiraram